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Como jogar cartas Pokémon (TCG) – Guia completo 2023

Entenda como jogar Pokémon TCG nesse guia completo.

Lançado em 1996, o Pokémon TCG tem sido um sucesso mundial e que só vem crescendo desde então, sendo realizados ao redor do mundo, campeonatos regionais, estaduais e até mesmo mundial.

É o segundo jogo de cartas colecionáveis mais jogado (ficando atrás apenas de Yu-Gi-Oh!) e cada vez mais atraindo pessoas para esse mundo divertido do Pokémon. Nesse guia vamos ensinar você que está querendo entrar nesse mundo a começar com o pé direito, te ajudando a entender as regras para poder derrotar seus adversários. Bora lá!

Introdução

Antes de mais nada precisamos entender o básico do jogo. Seu deck deve possuir 60 cartas (algo entre 1/4 desse número deve ser destinado a cartas de energia), você deve possuir também uma moeda para tirar cara ou coroa e um contador de dano. Playmat e Sleeve/Shield é opcional. Lembrando que é permitido até 4 cartas do mesmo Pokémon.

Assim que você e seu oponente estiverem preparados para o duelo, vamos iniciar o jogo embaralhando o deck. Embaralhe bem e assim que terminar, coloque-o virado de cabeça para baixo. Puxe 7 cartas do topo do baralho para sua mão, essas serão suas cartas iniciais.

Após isso, puxe mais 6 cartas e deixe-as ao lado da mesa viradas para baixo, essas serão as cartas que receberá como prêmio.

As 6 cartas que ficarão ao lado será para cada vez que você derrotar um Pokémon do adversário, pegar uma dessas cartas. Uma das maneiras de vencer o jogo é quem acabar com as cartas prêmio primeiro.

cartas premio

Iniciando a partida

Com as 7 cartas em mãos vamos começar identificando o Pokémon básico, pois somente o básico poderá ser jogado na mesa. Caso não haja nenhuma, embaralhe o deck novamente e tire mais sete cartas. Lembrando que a cada vez que você fizer isso, seu oponente tem direito a tirar uma carta extra.

Escolha o Pokémon básico que ficará ativo na batalha e coloque-o na mesa virado para baixo. Se houver mais de um Pokémon básico na mão, você pode coloca-los enfileirados de cabeça para baixo no “banco de reserva” atrás do Pokémon principal. É permitido no máximo 5 Pokémons na reserva.

Com a moeda em mãos, vamos tirar cara ou coroa para descobrir quem irá começar o jogo. O primeiro a jogar não poderá realizar nenhum ataque e nem usar cartas de apoiador. Agora chegou a hora de virar as cartas de campo para cima, exceto as cartas prêmio e o deck.

pokémon cartas virada pra cima

Vamos entender sobre as cartas antes de dar continuidade as regras.

Cartas Pokémon

Vamos começar falando do tipo de Pokémon. Os tipos são:

  • Fogo
  • Planta
  • Água
  • Inseto
  • Elétrico
  • Voador
  • Psíquico
  • Lutador
  • Sombrio
  • Terrestre
  • Aço
  • Gelo
  • Fada
  • Dragão
  • Normal

Cada um deles tem suas particularidades no ataque como por exemplo, fogo pode causar queimaduras, plantas pode causar envenenamento, elétrico pode causar paralisia e por aí vai. O que precisamos entender aqui são as vantagens, desvantagens e imunidades, portanto vamos lá:

Tipo fogo:

Vantagens: Inseto, Planta, Gelo e Aço

Fraquezas: Pedra, Terrestre e Água

Imunidades: Nenhuma

Tipo planta:

Vantagens: Terrestre, Pedra e Água

Fraquezas: Inseto, Fogo, Voador, Gelo e Venenoso

Imunidades: Nenhuma

Tipo água:

Vantagens: Fogo, Terrestre e Pedra

Fraquezas: Elétrico e Planta

Imunidades: Nenhuma

Tipo inseto:

Vantagens: Sombrio, Planta e Psíquico

Fraquezas: Fogo, Voador e Pedra

Imunidades: Nenhuma

Tipo elétrico:

Vantagens: Água e Voador

Fraquezas: Terrestre

Imunidades: Nenhuma

Tipo Voador:

Vantagens: Inseto, Lutador e Planta

Fraquezas: Elétrico, Gelo e Pedra

Imunidades: Terrestres

Tipo psíquico:

Vantagens: Lutador, Venenoso

Fraquezas: Inseto, Sombrio e Fantasma

Imunidades: Nenhuma

Tipo lutador:

Vantagens: Sombrio, Gelo, Normal, Pedra e Aço

Fraquezas: Fada, Voador e Psíquico

Imunidades: Nenhuma

Tipo sombrio:

Vantagens: Fantasma, Psíquico

Fraquezas: Inseto, Fada e Lutador

Imunidades: Psíquico

Tipo terrestre:

Vantagens: Elétrico, Fogo, Venenoso, Pedra e Aço

Fraquezas: Gelo, Planta e Água

Imunidades: Elétrico

Tipo aço:

Vantagens: Fada, Gelo e Pedra

Fraquezas: Lutador, Fogo e Terrestre

Imunidades: Venenoso

Tipo gelo:

Vantagens: Dragão, Voador, Planta e Terrestre

Fraquezas: Lutador, Fogo, Pedra e Aço

Imunidades: Venenoso

Tipo fada:

Vantagens: Sombrio, Dragão e Lutador

Fraquezas: Aço e Venenoso

Imunidades: Dragão

Tipo normal:

Vantagens: Nenhuma

Fraquezas: Lutador

Imunidades: Fantasmas

Outro ponto que precisamos entender é a categoria da carta. A categoria está relacionada a evolução do Pokémon, sendo elas: Básico, Estágio 1, Estágio 2, Pokémon V, Pokémon VMAX, Pokémon V-ASTRO, V-União, GX, EX.

Para que possamos utilizar o estágio 1, precisaremos ter o Pokémon básico no campo, assim como o estágio 2, precisaremos do básico e estágio 1. Já o Pokémon V, GX e EX, são outras categorias mas que funcionam como o básico. O VMAX, V-ASTRO e V-União tem a mesma mecânica dos estágios.

Os pontos de saúde são a vitalidade do seu Pokémon e se referem à quantidade de dano que o Pokémon pode aguentar antes de ser nocauteado.

Cartas de energia

As cartas de energia são utilizadas para que o Pokémon realize seu ataque ou recue. Alguns Pokémons requerem energia especificas para realizar certos ataques. Para usar a energia, basta ligar ao Pokémon que está na mesa.

Os tipos de energia são:

  • Energia de Água
  • Energia de Planta
  • Energia de Raios
  • Energia de Fogo
  • Energia de Escuridão
  • Energia Psíquica
  • Energia de Luta
  • Energia de Fada
  • Energia de Metal

Carta treinador

As cartas de treinador são separadas em três categorias: Itens, apoiador e estádio. Elas auxiliam seu Pokémon, seja para pegar outras cartas, recuperar a saúde dos Pokémon ou torná-los mais fortes. Além disso pode fazer seu oponente descartar cartas, desabilitar seu Pokémon ativo ou até mesmo trocar por um do banco.

Regras

  • Só poderá recuar uma vez por turno (trocar o Pokémon ativo pelo Pokémon do banco). Recuos gastam energias, portanto saiba a hora certa para usá-lo.
  • Atacar é a última ação do turno. Se caso você queira usar carta de apoiador, item, energia etc terá que ser feito antes de atacar.
  • Só é possível ligar uma carta de energia ao Pokémon por turno (Incluindo o primeiro turno)
  • Não pode evoluir no primeiro turno
  • Carta de apoiador só é permitida uma por turno.

Como vencer uma partida

Há três maneiras de vencer a partida:

  • Como comentado anteriormente, comprando as 6 cartas prêmio;
  • Eliminando o Pokémon ativo do oponente e ele não ter mais nenhum reserva;
  • Acabar as cartas do baralho do adversário.

Conclusão

Pokémon TCG vem sido um hobby e coleção para muita gente desde o século passado, tendo cada vez mais atraindo jovens e pessoas de todas as idades para esse universo.

As cartas de Pokémon tem sido bem valorizadas, tanto as antigas quanto as novas, e tem sido um excelente negócio colecionar pois a intenção é cada vez valorizar mais as cartas.

Aqui na El King você encontra as melhores box’s no melhor preço do mercado, então se você está pensando em colecionar ou já é “Oldschool” no TCG, não deixe de passar e conferir aqui.

Agradeço a todos que chegaram até aqui e até a próxima.

Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!

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