Lançado em 1996, o Pokémon TCG tem sido um sucesso mundial e que só vem crescendo desde então, sendo realizados ao redor do mundo, campeonatos regionais, estaduais e até mesmo mundial.
É o segundo jogo de cartas colecionáveis mais jogado (ficando atrás apenas de Yu-Gi-Oh!) e cada vez mais atraindo pessoas para esse mundo divertido do Pokémon. Nesse guia vamos ensinar você que está querendo entrar nesse mundo a começar com o pé direito, te ajudando a entender as regras para poder derrotar seus adversários. Bora lá!
Introdução
Antes de mais nada precisamos entender o básico do jogo. Seu deck deve possuir 60 cartas (algo entre 1/4 desse número deve ser destinado a cartas de energia), você deve possuir também uma moeda para tirar cara ou coroa e um contador de dano. Playmat e Sleeve/Shield é opcional. Lembrando que é permitido até 4 cartas do mesmo Pokémon.
Assim que você e seu oponente estiverem preparados para o duelo, vamos iniciar o jogo embaralhando o deck. Embaralhe bem e assim que terminar, coloque-o virado de cabeça para baixo. Puxe 7 cartas do topo do baralho para sua mão, essas serão suas cartas iniciais.
Após isso, puxe mais 6 cartas e deixe-as ao lado da mesa viradas para baixo, essas serão as cartas que receberá como prêmio.
As 6 cartas que ficarão ao lado será para cada vez que você derrotar um Pokémon do adversário, pegar uma dessas cartas. Uma das maneiras de vencer o jogo é quem acabar com as cartas prêmio primeiro.
Iniciando a partida
Com as 7 cartas em mãos vamos começar identificando o Pokémon básico, pois somente o básico poderá ser jogado na mesa. Caso não haja nenhuma, embaralhe o deck novamente e tire mais sete cartas. Lembrando que a cada vez que você fizer isso, seu oponente tem direito a tirar uma carta extra.
Escolha o Pokémon básico que ficará ativo na batalha e coloque-o na mesa virado para baixo. Se houver mais de um Pokémon básico na mão, você pode coloca-los enfileirados de cabeça para baixo no “banco de reserva” atrás do Pokémon principal. É permitido no máximo 5 Pokémons na reserva.
Com a moeda em mãos, vamos tirar cara ou coroa para descobrir quem irá começar o jogo. O primeiro a jogar não poderá realizar nenhum ataque e nem usar cartas de apoiador. Agora chegou a hora de virar as cartas de campo para cima, exceto as cartas prêmio e o deck.
Vamos entender sobre as cartas antes de dar continuidade as regras.
Cartas Pokémon
Vamos começar falando do tipo de Pokémon. Os tipos são:
- Fogo
- Planta
- Água
- Inseto
- Elétrico
- Voador
- Psíquico
- Lutador
- Sombrio
- Terrestre
- Aço
- Gelo
- Fada
- Dragão
- Normal
Cada um deles tem suas particularidades no ataque como por exemplo, fogo pode causar queimaduras, plantas pode causar envenenamento, elétrico pode causar paralisia e por aí vai. O que precisamos entender aqui são as vantagens, desvantagens e imunidades, portanto vamos lá:
Tipo fogo:
Vantagens: Inseto, Planta, Gelo e Aço
Fraquezas: Pedra, Terrestre e Água
Imunidades: Nenhuma
Tipo planta:
Vantagens: Terrestre, Pedra e Água
Fraquezas: Inseto, Fogo, Voador, Gelo e Venenoso
Imunidades: Nenhuma
Tipo água:
Vantagens: Fogo, Terrestre e Pedra
Fraquezas: Elétrico e Planta
Imunidades: Nenhuma
Tipo inseto:
Vantagens: Sombrio, Planta e Psíquico
Fraquezas: Fogo, Voador e Pedra
Imunidades: Nenhuma
Tipo elétrico:
Vantagens: Água e Voador
Fraquezas: Terrestre
Imunidades: Nenhuma
Tipo Voador:
Vantagens: Inseto, Lutador e Planta
Fraquezas: Elétrico, Gelo e Pedra
Imunidades: Terrestres
Tipo psíquico:
Vantagens: Lutador, Venenoso
Fraquezas: Inseto, Sombrio e Fantasma
Imunidades: Nenhuma
Tipo lutador:
Vantagens: Sombrio, Gelo, Normal, Pedra e Aço
Fraquezas: Fada, Voador e Psíquico
Imunidades: Nenhuma
Tipo sombrio:
Vantagens: Fantasma, Psíquico
Fraquezas: Inseto, Fada e Lutador
Imunidades: Psíquico
Tipo terrestre:
Vantagens: Elétrico, Fogo, Venenoso, Pedra e Aço
Fraquezas: Gelo, Planta e Água
Imunidades: Elétrico
Tipo aço:
Vantagens: Fada, Gelo e Pedra
Fraquezas: Lutador, Fogo e Terrestre
Imunidades: Venenoso
Tipo gelo:
Vantagens: Dragão, Voador, Planta e Terrestre
Fraquezas: Lutador, Fogo, Pedra e Aço
Imunidades: Venenoso
Tipo fada:
Vantagens: Sombrio, Dragão e Lutador
Fraquezas: Aço e Venenoso
Imunidades: Dragão
Tipo normal:
Vantagens: Nenhuma
Fraquezas: Lutador
Imunidades: Fantasmas
Outro ponto que precisamos entender é a categoria da carta. A categoria está relacionada a evolução do Pokémon, sendo elas: Básico, Estágio 1, Estágio 2, Pokémon V, Pokémon VMAX, Pokémon V-ASTRO, V-União, GX, EX.
Para que possamos utilizar o estágio 1, precisaremos ter o Pokémon básico no campo, assim como o estágio 2, precisaremos do básico e estágio 1. Já o Pokémon V, GX e EX, são outras categorias mas que funcionam como o básico. O VMAX, V-ASTRO e V-União tem a mesma mecânica dos estágios.
Os pontos de saúde são a vitalidade do seu Pokémon e se referem à quantidade de dano que o Pokémon pode aguentar antes de ser nocauteado.
Cartas de energia
As cartas de energia são utilizadas para que o Pokémon realize seu ataque ou recue. Alguns Pokémons requerem energia especificas para realizar certos ataques. Para usar a energia, basta ligar ao Pokémon que está na mesa.
Os tipos de energia são:
- Energia de Água
- Energia de Planta
- Energia de Raios
- Energia de Fogo
- Energia de Escuridão
- Energia Psíquica
- Energia de Luta
- Energia de Fada
- Energia de Metal
Carta treinador
As cartas de treinador são separadas em três categorias: Itens, apoiador e estádio. Elas auxiliam seu Pokémon, seja para pegar outras cartas, recuperar a saúde dos Pokémon ou torná-los mais fortes. Além disso pode fazer seu oponente descartar cartas, desabilitar seu Pokémon ativo ou até mesmo trocar por um do banco.
Regras
- Só poderá recuar uma vez por turno (trocar o Pokémon ativo pelo Pokémon do banco). Recuos gastam energias, portanto saiba a hora certa para usá-lo.
- Atacar é a última ação do turno. Se caso você queira usar carta de apoiador, item, energia etc terá que ser feito antes de atacar.
- Só é possível ligar uma carta de energia ao Pokémon por turno (Incluindo o primeiro turno)
- Não pode evoluir no primeiro turno
- Carta de apoiador só é permitida uma por turno.
Como vencer uma partida
Há três maneiras de vencer a partida:
- Como comentado anteriormente, comprando as 6 cartas prêmio;
- Eliminando o Pokémon ativo do oponente e ele não ter mais nenhum reserva;
- Acabar as cartas do baralho do adversário.
Conclusão
Pokémon TCG vem sido um hobby e coleção para muita gente desde o século passado, tendo cada vez mais atraindo jovens e pessoas de todas as idades para esse universo.
As cartas de Pokémon tem sido bem valorizadas, tanto as antigas quanto as novas, e tem sido um excelente negócio colecionar pois a intenção é cada vez valorizar mais as cartas.
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Agradeço a todos que chegaram até aqui e até a próxima.
Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!