Conheça a história intrigante do cubo mágico, uma das maiores febres dos anos 80 e que perdura até os dias de hoje, pois além de ser um dos brinquedos mais vendidos da história, o cubo de mágico possui diversas características que ocuparam e seguem ocupando a mente dos matemáticos.
Preparados para história do cubo mágico? Vamos lá!
Origem do cubo mágico
Criado em 1974, o cubo de Rubik, também popularmente conhecido como cubo mágico, foi criado pelo húngaro Ernő Rubik, professor de arquitetura.
O propósito inicial do cubo era ajudar os alunos a entender problemas tridimensionais, mas logo o quebra-cabeça se tornou uma verdadeira febre mundial, conquistando as lojas de brinquedos dos anos 1980.
Rubik construiu o primeiro protótipo do cubo com blocos de madeira, elásticos e adesivos coloridos, e foi registrado como uma patente em 1975.
Inicialmente, era chamado de Cubo Mágico mas foi renomeado para Cubo de Rubik quando começou a ser produzido comercialmente em massa.
Ernő sempre viu o cubo como uma peça de arte simbolizando contrastes da condição humana: estabilidade e dinâmica, ordem e caos, simplicidade e complexidade, problemas desconcertantes e inteligência triunfal.
Ernő começou a perceber o potencial de seu cubo, então o próximo passo era fabricá-lo.
Os primeiros tipos de cubos foram produzidos e distribuídos na Hungria pela Politechnika.
Em 1980 a empresa de brinquedos Ideal Toy Corporation lança o cubo em todo o Estados Unidos.
Popularização do cubo mágico
Nos anos 80, o cubo se tornou um fenômeno cultural.
Estima-se que foram vendidos mais de 350 milhões de unidades ao redor do mundo, e surgiram competições para resolver o quebra-cabeça no menor tempo possível, dando origem ao que hoje conhecemos como Speedcubing (resolução rápida do cubo).
Em 1982, o primeiro Campeonato Mundial de Cubo de Rubik foi realizado em Budapeste.
Curiosidades do cubo mágico
- O cubo mágico possui 43 quintilhões de embaralhamentos possíveis.
- Cada cubo pode ser resolvido em 20 embaralhamentos ou menos.
- O Cubo de Rubik mais caro vale US$ 2,5 milhões: A Diamond Cutters International criou um cubo mágico totalmente funcional feito de ouro 18 quilates, esmeraldas, safiras, ametistas e diamantes brancos.
- Existem variações do cubo de Rubik, como cubo mágico 2×2, cubo mágico 4×4, Megamix, Pyraminx e muitos outros.
Conclusão
A história do cubo mágico é fascinante, e por mais simples que pareça, por décadas gerou interesse em áreas como engenharia, arquitetura, matemática, entre outras áreas.
Em nossa loja você encontra modelos de cubos mágicos com preços acessíveis, não deixe de passar para conferir.
Obrigado a você que chegou até aqui e até a próxima!
Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!