Diz a lenda que a sueca é um jogo criado por 4 portugueses mudos e que, por conta disso, é um jogo para ser jogado em silêncio. Sueca é o jogo de baralho sendo jogado em todas as regiões do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.
É jogado por 4 pessoas, divididas em duas duplas, cujo objetivo é descartar as cartas mais valiosas fazendo 60 pontos.
Entendendo o jogo
Para jogar sueca, precisaremos usar um baralho limpo, ou seja, vamos retirar as cartas 8, 9, 10 e curingas, restando apenas 40 cartas.
O jogo acontece em turnos(vazas) onde cada jogador descarta uma carta de sua mão e vence quem descartar a carta mais valiosa.
A sequência da mais fraca para a mais forte é: 2, 3, 4, 5, 6. As cartas que valem pontos são apenas essas:
- Dama (2 pontos)
- Valete (3 pontos)
- Reis (4 pontos)
- 7 (10 pontos)
- A ‘s (11 pontos
Embora o restante das cartas tenham uma hierarquia de números, elas não valem nenhum ponto. Apenas as cartas citadas acima pontuam.
Além dessas pontuações, existe também o naipe trunfo que sobressai qualquer outra carta.
O baralho usado na imagem acima é o Copag Elite. Você pode comprar na nossa loja de baralhos.
Desenrolar da partida
Com as duplas já formadas, decide-se quem irá distribuir as cartas. O distribuidor irá embaralhar, dar para o seu oponente da esquerda cortar, e irá distribuir as cartas.
Cada jogador recebe 10 cartas, sendo que a última carta a ser dada, e que por consequência pertence à pessoa que dá as cartas, é virada para cima e determina o naipe de trunfo do jogo.
O trunfo nada mais é do que o naipe que vale mais durante a partida. Cada carta trunfo sempre ganha de qualquer outra carta.
O primeiro a jogar é quem embaralhou e distribuiu as cartas. Ele irá escolher uma carta de sua mão e por sobre a mesa. A partir disso é obrigatório jogar cartas do mesmo naipe que a primeira pessoa determinou.
Caso alguém não tenha a carta do mesmo naipe, poderá ser jogado qualquer outro naipe ou o até mesmo o trunfo, mas lembre-se: só pode jogar cartas de outro naipe se realmente não tiver o naipe da rodada.
Caso uma dupla perceber que a outra está blefando, pode-se contestar. Caso estejam certos, a dupla que contestou ganha por completo a rodada, e caso a dupla acusada não esteja blefando, são eles que ganham.
Se for jogada uma carta de trunfo, a carta de trunfo mais alta ganha a rodada. Se não tiver sido jogado trunfo, ganha a rodada a carta mais elevada da hierarquia (vide imagem acima).
O jogador que ganhar, recolhe as cartas deixando o monte das cartas ao lado dele e inicia a próxima rodada.
Assim que acabar as 10 cartas da partida, cada uma das duplas irá contar as cartas ganhas.
Pontuação
Nas 40 cartas distribuídas pode-se conseguir até 120 pontos, portanto a equipe que receber 61 pontos ou mais ganha.
Caso a rodada empate com as duplas fazendo 60 pontos cada, conta-se na próxima rodada 2 pontos para quem ganhar.
Se uma equipe ganhar com 91 ou mais pontos, recebe 2 vitórias em vez de 1. Se uma equipe ganhar todas as rodadas, recebe 4 vitórias.
Na Sueca, conta-se 1 rodada (ou uma vaza) quando as duas duplas jogou uma carta, ou seja, será preciso 10 rodadas para uma vitória. Cada equipe calcula o valor total das cartas que ganharam durante o jogo. A equipe com mais pontos ganha a mão.
A dupla vencedora é a que completar 4 pontos primeiro.
Conclusão
Sueca pode ser um jogo complexo de aprendizagem para muitas pessoas que não estão acostumadas com o sistema, mas que com persistência e prática, aprende-se.
E garantimos: é um dos jogos mais divertidos para baralho!
Lembre-se de checar nossos baralhos, é só abrir o menu no site e lá você vai encontrar diversos modelos exclusivos.
Obrigado a você que chegou até aqui e até a próxima!
Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!