Importante mencionar que a idade mínima indicada varia entre 5 e 10 anos para nossa lista. Boa leitura!
O Labirinto Mágico
O Labirinto Mágico é um jogo onde o tabuleiro é um laboratório mágico.
O aprendiz de feiticeiro perdeu alguns objetos e precisa encontrá-los antes que seus professores voltem.
É aí que o jogo começa, quando os jogadores vão atrás dos pertences perdidos, definidos por pequenas fichas redondas que acompanham o jogo.
A cada rodada os jogadores têm que ir atrás da ficha no tabuleiro, que será colocada onde está sinalizado o respectivo desenho no tabuleiro.
O diferencial desse jogo está em um compartimento abaixo do tabuleiro que possui um local para criar muros e obstáculos, de acordo com o tabuleiro, e, a cada vez que se encontra um destes obstáculos, deve-se retornar ao ponto de partida.
O obstáculo é percebido da seguinte forma: o peão possui um ímã e uma bolinha de metal conectada ao peão por baixo do tabuleiro e que se move com o peão pelo tabuleiro.
Assim, cada vez que encontra uma barreira no caminho, a bolinha se solta do peão e este deve voltar ao ponto de partida.
Quando o jogador chega na casa onde se encontra a ficha, pega-a para si e coloca uma ficha diferente, em outro lugar. O jogo acaba quando um dos jogadores chega a 5 fichas.
- Idade recomendada: Acima de 6 anos
- Quantidade de jogadores: De 2 a 4
- Tempo médio da partida: 15 minutos
Detetive
O jogo detetive contém um tabuleiro que representa um imóvel com seus cômodos e uma área central.
Apresenta também cartas com 3 temas diferentes (um representando os personagens, outro representando os cômodos da casa e outro representando as armas).
Antes de iniciar o jogo, uma carta de cada tema deve ser separada sem ninguém ver, e, então, elas são colocadas em um envelope posicionado na área central do tabuleiro.
As cartas restantes são distribuídas entre os participantes. Sabe-se que ali foi cometido um assassinato.
O objetivo do jogo é descobrir quem é o culpado, qual foi a arma utilizada e em que cômodo da casa aconteceu o crime.
Após acreditar ter solucionado o caso, a acusação final deve ser anunciada, e após ser anunciada, o jogador pode ver o conteúdo do envelope.
Se sua acusação estiver certa, o jogo acaba, mas se estiver errada ele é eliminado e o jogo continua com os outros participantes.
- Idade recomendada: Acima de 8 anos
- Quantidade de jogadores: De 3 a 8
- Tempo médio da partida: 60 minutos
Detetive Jr.
O jogo segue a mesma lógica do detetive, porém o crime realizado é o roubo de brinquedos. O objetivo é encontrar o culpado e qual brinquedos foi escondido.
- Idade recomendada: Acima de 5 anos
- Quantidade de jogadores: De 2 a 4
- Tempo médio da partida: 30 minutos
Jogo da vida
Como o próprio nome do jogo indica, ele se trata de uma simulação da vida. Como esta pode se desenvolver, tendo diversas variáveis e decisões que influenciam que rumo seguirá, até o fim da vida.
Este jogo simula como seriam todas as fases da vida até o final, desde estudos até a aposentadoria.
Seu objetivo, é claro, simular a vida real. O jogo contempla escolhas, desafios e benefícios que podem acontecer no mundo real com qualquer um.
Este jogo de tabuleiro contém uma trilha que deve ser seguida, do início até a casa do juízo final, o final do caminho.
Ao longo do jogo, cada “casa” do tabuleiro em que o jogador para, tem o significado do que vai acontecer com seu personagem, como casamento, o nascimento de filhos, dia de pagamentos, ganhar na loteria, entre outros exemplos.
O fim do jogo é apenas quando todos os participantes chegarem à casa do juízo final, no final da trilha.
Ganha aquele que possui mais dinheiro. É importante ressaltar que a sorte é determinante no jogo, do início ao fim.
- Idade recomendada: Acima de 7 anos
- Quantidade de jogadores: De 2 a 6
- Tempo médio da partida: 90 minutos
Dixit
O objetivo deste jogo é ser o primeiro a percorrer todo o tabuleiro e chegar à última casa. Porém, para conseguir avançar pelo caminho no tabuleiro, é preciso conseguir ganhar pontos de acordo com regras específicas e não usuais.
No início do jogo cada jogador ganha 6 cartas.
A cada rodada é escolhido um narrador diferente e este escolhe uma carta, dentre as cartas de sua mão. A partir da carta escolhida, o narrador dá alguma dica – seja uma frase, uma mímica, uma música – e a coloca virada para baixo.
Nessa parte do jogo é bem-vinda a criatividade. A partir da dica dada, cada participante escolhe uma carta na sua mão e entrega ao narrador, virada para baixo.
O narrador então, as embaralha ainda viradas para baixo e as posicionam de modo que todos os jogadores as vejam para votarem em qual carta eles acham que é a carta do narrador.
O narrador fica apenas como juiz na rodada.
A quantidade de casas em que cada jogador poderá avançar no tabuleiro é definida a partir da quantidade de votos em sua carta e no fato do jogador ter acertado ou não a carta do narrador.
- Idade recomendada: Acima de 8 anos
- Quantidade de jogadores: De 3 a 6
- Tempo médio da partida: 30 minutos
Imagem e ação
O jogo imagem e ação é um jogo cooperativo e competitivo ao mesmo tempo, pois é jogado em equipes.
O jogo comporta entre 2 e 4 equipes. Já as equipes podem ter a partir de 4 membros. As equipes competem entre si para ver qual time chega primeiro à casa final do tabuleiro, conquistando a vitória.
A dinâmica do jogo acontece por adivinhação e acontece assim: as equipes nomeiam uma pessoa do seu time para fazer o desenho ou mímica e as outras pessoas da equipe tentam adivinhar qual a palavra ou expressão essa pessoa está tentando representar.
A palavra ou expressão que o escolhido irá tentar representar para a equipe é definida de acordo com as regras do jogo e usando o tabuleiro.
Estas regras são diferenciadas por 6 temáticas. A equipe só poderá avançar casas quando um membro conseguir adivinhar o que a pessoa escolhida está tentando representar.
O tempo é contabilizado por uma ampulheta e enquanto a areia da ampulheta, estiver caindo a equipe continua avançando a cada acerto.
Caso não aconteça o acerto, a equipe continua na casa até a próxima rodada.
O dado é jogado para definir a categoria a ser representada. Após definida a categoria, a pessoa escolhida pela equipe pega uma carta no monte de cartas, onde está o que deverá ser representado.
Se for adivinhado pela equipe, ela joga o dado numérico para avançar nas casas e, em seguida, joga o dado das categorias, faz a representação e fica nesse ciclo enquanto durar a rodada.
A cada rodada é definida uma pessoa diferente na equipe para fazer a representação, de modo que todos os participantes irão desenhar ou fazer a mímica.
Caso a casa do tabuleiro não tenha desenho, significa que apenas a equipe que está com a vez participará da adivinhação.
Nas casas em que há desenho, todas as equipes podem tentar adivinhar. Nesse último caso, a equipe que conseguir adivinhar primeiro, pega a vez até acabar a areia na ampulheta.
Assim segue o jogo até a última casa, que é um “todos jogam”.
- Idade recomendada: Acima de 10 anos
- Quantidade de jogadores: Acima de 4 por equipe
- Número de Equipes: 4
- Tempo médio da partida: Indeterminado
Conclusão
Esse post contém uma lista com apenas alguns dos muitos jogos infantis de tabuleiro que existem.
Os jogos aqui listados são jogos que a equipe El King considerou interessantes e divertidos, alguns não tão fáceis de compreender, mas que, conforme se joga, vai se pegando o jeito.
Lembrando sempre que, com o intuito de tornar o jogo mais funcional para os jogadores, apesar de virem com regras já pré-estabelecidas, existe sempre a possibilidade de serem feitas pequenas alterações.
Espero que tenham gostado do conteúdo e aproveitem as recomendações. Bom divertimento!
Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!