O baralho é uma maneira de entreter as pessoas e reunir a galera transformando o ambiente em diversão. Tendo um baralho é possível criar experiências incríveis, independentemente do número de participantes. Nesse post vamos conhecer seis tipos de baralhos e entender um pouco da história e a mecânica de cada um. Então, vamos ao conteúdo!
Baralho Lusófono
O baralho Lusófono foi projetado para ser usado em países de língua portuguesa, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros. Esses baralhos são projetados para atender às preferências e convenções de jogos de cartas específicos nessas regiões.
Embora o baralho padrão francês seja usado em muitos desses países, alguns jogos tradicionais em regiões de língua portuguesa usam baralhos com características diferentes. Por exemplo, um baralho lusófono pode incluir naipes de Copas, Espadas, Ouros e Paus, como em um baralho padrão, mas os designs das cartas e os símbolos dos naipes podem variar para atender às preferências locais e ao contexto cultural.
Baralho Ítalo-Espanhol
O Baralho Ítalo-Espanhol é um tipo de baralho usado em jogos de cartas na Itália e na Espanha. Este baralho é uma variação do baralho espanhol padrão sendo composto por 40 cartas em vez das 52 cartas que é o padrão nos baralhos tradicionais.
As cartas ausentes nesse baralho são 8 e 9, reduzindo o número total de cartas para 40.
Os jogos tradicionais na Itália e na Espanha usando este baralho são: Scopone, Scopone Scientifico, Briscola, Chinchón, e outros. Cada jogo pode ter regras específicas associadas ao uso deste baralho.
Baralho Francês
É o tradicional como conhecemos, o tipo mais comum de baralho usado em diversos países, incluindo a França, os Estados Unidos e grande parte da Europa. Ele é composto por 52 cartas e é amplamente utilizado em uma variedade de jogos de cartas, como pôquer, bridge, paciência e muitos outros.
No Baralho Francês de 52 cartas, não há cartas de coringa incluídas. Porém, alguns jogos e baralhos personalizados podem incluir cartas coringa
O Baralho Francês de 52 cartas é o mais comum dos baralhos, sendo utilizado em uma variedade de jogos de cartas em todo o mundo, como Blackjack (ou 21 como conhecemos), Poker, Truco, Paciência e muitos outros.
Ele é conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso, tornando-o o padrão para muitos jogos de cartas e competições.
Também existe o baralho francês de 56 cartas que é uma variação do baralho francês de 52 cartas. Essa versão inclui quatro cartas adicionais, conhecidas como “Cavaleiro”. Essas quatro cartas extras são o cavaleiro de paus, copas, espadas e ouros, sendo usadas em alguns jogos específicos, como o Belote, popular na França e em outros países europeus.
O uso do Baralho Francês de 56 cartas é específico para certos jogos que exigem essas cartas adicionais. As cartas de cavaleiro são frequentemente usadas para aumentar a complexidade e a estratégia do jogo.
Baralho de Tarot
O baralho de tarot de 78 cartas é um conjunto de cartas usado principalmente para fins de leitura, adivinhação, autoconhecimento e exploração espiritual. O Tarô é um sistema simbólico e um método de adivinhação que utiliza essas cartas específicas, cada uma com sua própria imagem, simbolismo e significado.
O tarot se diferencia dos outros baralhos pelo uso de um naipe de trunfos separado de 21 cartas, e um bobo, cujo papel varia de acordo com o jogo.
Uma curiosidade é que diferente das Américas que o baralho é conhecido por seu uso em cartomancia, na Europa o tarot é conhecido principalmente como um baralho de cartas de jogar.
Baralhos de Mágica
É um baralho projetado para ser usado por mágicos em truques usando a manipulação e ilusão das cartas, adicionando elementos visuais, táteis e até mesmo psicológicos aos truques.
Esses baralhos são diferentes dos baralhos padrão em vários aspectos como marcas secretas (essas marcas podem ajudar o mágico a identificar as cartas ou informações importantes durante um truque), design personalizado e tamanho (podendo ser maior ou menor que os tradicionais).
Cada baralho de mágica pode ser adaptado para truques específicos e pode fazer parte do repertório único de um mágico. Uma marca famosa é a Bicycle quando o assunto é truques.
Baralhos de Cardistry
É um tipo especial de baralho projetado especificamente para a arte de manipulação de cartas. O cardistry envolve movimentos habilidosos e coreografados com cartas de baralho, criando exibições visuais impressionantes, como evoluções, florituras, embaralhamentos e malabarismos com cartas.
Os baralhos de cardistry são criados especialmente para criar um impacto visual durante os movimentos. Isso pode incluir desenhos abstratos, cores vibrantes e padrões geométricos.
Os baralhos de cardistry sempre mantêm um padrão com material da mais alta qualidade, usando Air Cushion, plásticos duráveis que além de garantir o desgaste causado pela manipulação constante, também permite um deslizamento suave e controle preciso durante os movimentos.
Nesse vídeo abaixo mostramos um baralho que é perfeito para cardistry, lançamento da Theory11, o baralho do Stranger Things. Confiram:
Conclusão
Nos dias de hoje podemos encontrar diversos tipos de baralho para os mais diversos jogos e mágicas, sendo muito importante para quem estiver começando ou que já é expert, entender o tipo de baralho que é seu estilo.
Aqui na El King você encontra diversos modelos de baralho com frete grátis a pronta entrega. Tenho certeza que você vai encontrar um que é a sua cara. 😉
Agradecemos a você que chegou até aqui e até a próxima!
Apaixonado por jogos de baralho, cardistry e colecionáveis. Redator oficial da El King Colecionáveis, a melhor loja de baralhos do Brasil. Diariamente buscando curiosidades e informações importantes ou não tão importantes sobre o mundo das cartas e entre outros!